top of page

Um hobby para inovar?

  • Foto do escritor: Mauro Sarmento
    Mauro Sarmento
  • 7 de out. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 23 de mai. de 2022

Pergunte a uma pessoa criativa e mais feliz qual o hobby dela.

Certamente ela terá um. E mais, ela consegue destinar tempo para isso. Acreditem!

Um hobby é uma atividade que alguém busca, descobre, ou até encontra por acidente e se apaixona por isso. Hobby tem a ver com satisfação pessoal e momentos de alegria. Pode ser um esporte, um jogo exótico, uma atividade artística ou qualquer atividade que te dê prazer, relaxa e realiza.

Ter um hobby é bem importante para aliviar tuas tensões, estresse, socializar, mas principalmente para ir além das atividades profissionais e te colocar em uma dimensão criativa. O importante é que quando praticamos um hobby muitas tensões vão embora, e tu mergulhas em uma espécie de expansão interna. Trata-se daquele momento só teu. E tu passas a vibrar diferente.

Hobbys podem ser atividades práticas, como jardinagem, culinária, fotografia, pratica de algum esporte. Podem ser atividades intelectuais como ler, escrever ou assistir bons filmes. Ou as duas coisas, como tocar um instrumento.

Depende de gostos pessoais, mas basicamente é algo que irá te proporcionar entretenimento, distração, algo que não necessariamente te traga rendimentos.


O que tem a ver um hobby com inovação?

Eu conto meu segredo.

Para começar, meu hobby é meu processo de descompressão. Uma dimensão particular na qual eu bebo meu tônico revigorante. Nesta esfera é que recobro forças para atuar com mais vigor e alegria nos ambientes de trabalho, sinto forte impacto também na minha vida pessoal, lidando com pressões, relacionamentos, cobranças, e imaturidades confessas. Para mim é uma espécie de fonte da juventude.

Através da vivência em um estado mais leve e fruído, consigo abrir mais meu campo subjetivo, criativo, imaginativo da minha manifestação. É como se eu pudesse enxergar melhor a paisagem baixando a neblina.

Nem preciso procurar muito pra encontrar diversos estudos que comprovam que quando estou realizando algo que gosto, sou inundado por endorfinas, e endorfinas é igual a criatividade, felicidade e bem-estar. Só de pensar já esboço um sorriso aqui.

Acho que quem lê este post concorda que tá na hora de dar um tempinho para as telas né. Uma desligada, ou desconectada, ainda mais depois de assistir na Netflix “O Dilema das redes”. A mensagem que fica pra mim é que além de idiotização a gente cansa ocupando o cérebro com lixo. Chega de pop-ups e tantos conteúdos digitais sob pena de termos a saúde prejudicada.

No entanto, tu precisa te manter bem lendo e-mails e trabalhando com telas. É aí que o hobby pode te trazer mais perspectiva sobre a criação de novos cenários possíveis. O hobby higieniza a mente para aquele momento em que a concentração é a chave. O hobby te ajuda a focar com mais energia e melhora tu capacidade associativa para combinar conceitos e elementos na criação de seu projeto, ou na condução da tua startup. É um saco quando a chega aquele momento bugado em que não entra mais nada na mente.

Neste estado de vibração positiva tu iras te surpreender com a nova dimensão de empatia nos relacionamentos e trabalho colaborativo. No meu caso, fazer parte de uma banda é decisivo no aprendizado da harmonização em equipe. Pois se um musico não estiver bem, irá afetar diretamente o resultado sonoro. Também contabilizo aí o sentimento de pertencimento e significação pessoal. Uma experiência de grande liberdade que pode ser replicada no trabalho.

Equipes nas quais seus membros possuem um hobby trabalham diferente. Eventualmente mais de um membro de equipes partilham o hobby e isso pode ser muito integrador.


Como descobrir teu hobby?

Se tu ainda não tem um hobby, mas anda pensando na ideia ou mesmo considerando os benefícios de ter um, está na hora de descobrir o que irá te dar mais prazer. Lembro que uma pessoa criativa talvez nem precise pensar muito, pois tem a curiosidade como característica. Por isso experimentar até encontrar faz parte do teu processo. Então para impulsionar teu perfil inovador aí vão algumas sugestões para tu testares e ver qual prática te agrada ou inspira mais!

1 – O Chef criativo. Que tal testar receitas criando e testando pratos deliciosos? Outro dia assisti no Youtube um vídeo sobre uma noite mexicana, cozinhei todos os pratos e chamei amigos. Minha reputação cresceu muito, e todos experimentaram algo que eu fiz. Deu muito certo e me senti muito motivado. A internet está lotada de sites e canais de vídeos que ensinam pratos deliciosos! Se você gosta de testar novas combinações, pode ser uma boa ideia! O aprendizado é a experimentação criativa.


2 – O Artista que mora em ti. Que tal procurar uma aula de pintura, ou arte-terapia com cerâmica? Tenho um amigo que transformou essa experiência em sua maior satisfação. Ele anda muito mais leve e calmo. Mexer com barro é muito terapêutico e relaxante, e a socialização com pessoas em um atelier é algo muito positivo. O aprendizado aqui é o trabalho colaborativo, muito estimulante.


3 – O Atleta. Canalizando energia competitiva. Por que não se inscrever em um grupo de corrida ou marcar com os amigos encontros semanais para jogar um futebol ou uma partida de tênis? Aqui na cidade está rolando um movimento bike noturno muito legal! Pedalar a noite com um grupo grande é bem divertido.

4 – O fotógrafo. Buscar os melhores ângulos, escolher a melhor luz, imortalizar momentos. Andar por aí fazendo fotografias, é uma bela curtição para quem tem uma personalidade mais contemplativa e gosta de fotos. Também pode render ótimos presentes para amigos e recordações emolduradas para sua casa.


5 – A costureira. Que tal montar uma pequena oficina de costura em sua própria casa para criar peças legais para você, familiares e suas amigas?

6 – O cinéfilo. Assistir séries é uma boa opção para quem gosta de cinema. As opções disponíveis são inúmeras, filmes ou séries, se tu curte, vira especialista e pode trocar muito com teus amigos.


7 – O músico. Como já falei, essa é minha praia. Se tu te agradas de música como eu, experimente aprender um instrumento e formar uma banda com teus amigos. Esse exercício irá revolucionar tua vida. A música mexe com teu cérebro, com teu corpo e alma. Não tem palavras para descrever a sensação de estar entre amigos fazendo um som. Segue na mesma “vibe” a prática da dança.


Eu encontrei meu hobby muito cedo. E tentei outras coisas, como aulas de tatuagem, games, meditação, aprender outros instrumentos além do baixo. E recomendo que tu tiveres alguma dificuldade para encontrar esse espaço acolhedor na tua vida, vale conversar com um Coach ou mentor que poderá te ajudar nesta dimensão complementar da tua vida executiva.

O importante é ter consciência da importância que um hobby tem para te ajudar a desenvolver teu oásis pessoal. Neste lugar tu irás te abastecer de criatividade, disposição, irá relaxar as tensões e ser mais feliz. Daí, quando chegar na empresa e olhar para os desafios, irá ter ideias inovadoras.

Comments


bottom of page