Cooperar para criar o novo!
- Mauro Sarmento
- 27 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2022
Em todos os anos de carreira pensando produtos, serviços e novos modelos de negócios, nunca experimentei uma sensação tão gratificante quanto a de trabalhar para ajudar a tornar possível o maior evento coletivo de criatividade dirigido à uma empresa de saúde. O Hackathon “O Novo Novo”, recriando sua Unimed pós-pandemia, foi desenhado sob medida para o sistema Unimed RS, e passa a ser reconhecido como plataforma cultural de lançamento do projeto de inovação que apoiará a aquisição de novas tecnologias e soluções inovadoras para a organização.
A semente deste trabalho foi plantada a pelo menos 5 anos, a partir da imaginação do médico inovador Dr. Luis Carlos Galeano de Melo, diretor de inovação da Unimed Federação RS, que sim, avança anos, as vezes décadas para o futuro visualizando as possibilidades de desdobramentos do que virá a ser os novos modelos de saúde do amanhã. Uma mente brilhante.
Foram dois meses de imersão nos quais é preciso citar a maestria das mentorias, background e a ação da equipe de profissionais da empresa de inovação Grow Plus, que foi ótima parceira na construção personalizada do hackathon. Quando falo personalização, refiro-me à atenção aos elementos para a criação de um evento em uma empresa que opera com base no modelo cooperativista federativo, na qual a vocação é atender as cooperativas Singulares em todo o Estado do RS. Articular esse projeto de tamanha magnitude, em meio aos condicionamentos pandêmicos, aonde só é possível o trabalho em ambiente virtual, foi extremamente desafiador. Mas em igual proporção a alegria do êxito do evento. Conseguimos!
O Hackathon colocou equipes compostas por médicos cooperados e colaboradores em verdadeiro protagonismo criativo. Não me canso de olhar para os números e ficar impressionado com o engajamento. Num total de 59 equipes inscritas entre 19 Unimedes, que submeteram oficialmente 196 ideias. Um grande score! Isso significa mais de 200 pessoas envolvidas. Também significa um marco. O primeiro evento, versão 1.0 de uma prática que deve ser incorporada anualmente ao calendário oficial da Unimed Federação.
Três equipes foram contempladas com os primeiros lugares e premiadas em dinheiro, além de grande reconhecimento. Também seis equipes ganharam destaque com ótimas ideias, e a possibilidade de desenvolverem estas, em suas Unimedes.
Mas os ganhos não param por aí. Assistimos uma movimentação de trabalho colaborativo, com grande exercício da alma cooperativista. Houve o despertar de uma mentalidade criativa, propositiva, inspiradora, além de muitos aprendizados sobre o processo de design de negócios através de matriz startup.
Os eixos temáticos provocaram a imaginação das equipes a um ponto de acreditarem e trabalharem na viabilidade de suas ideias inovadoras. Acreditar que é possível tornar tangível uma ideia com trabalho colaborativo é algo de extrema importância para a sustentabilidade de negócios nestes tempos de transformação.
E o mais importante de tudo foi a sinergia. Palavra esta que carrega o sentido de potência no qual, um mais um, é maior que dois. Criamos muita sinergia para pensar soluções voltadas à modernização da empresa. Criamos um banco de ideias que a qualquer momento pode ser visitado e utilizado para desenvolver, melhorar, e evoluir áreas estratégicas para o negócio.
Mas acima de tudo, criou-se uma nova disposição entre todos. Na minha opinião, a melhor disposição e abertura possível em um ambiente empresarial. Conseguimos conectar o sentimento vocacional do cooperativismo. O modelo de negócio que carrega inovação em suas raízes, muito aderente ao modelo startup, provando que é somente quando o ser humano coopera, que torna possível criar o novo.
コメント