Por quê reforçar sua área estratégica com Pensamento Visual?
- Mauro Sarmento
- 18 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2022

O pensamento visual é uma habilidade poderosa que explora nossa capacidade biológica mais profunda, a capacidade de compreensão. Aumenta nossa capacidade de desenvolver novas ideias e projetos, comunicar essas ideias de maneira eficaz, e colaborar com outras pessoas para torná-las reais.
Se você deseja conduzir as conversas estratégicas, ou ampliar a compreensão em toda a organização, o pensamento visual é uma superpotência como arsenal profissional.
A capacitação em pensamento visual proporciona uma experiência de aprendizado imersivo, repleto de conselhos, exemplos e demonstrações de como a técnica funciona na vida real.
Veja como o pensamento visual pode transformar uma organização.
Se você é como eu, provavelmente você experimentou uma lacuna na sua educação.
Na escola, aprendemos as coisas de sempre - leitura, escrita e matemática. Neste sentido, podemos pensar que estamos razoavelmente bem preparados para a vida profissional.
Anos depois, porém, descobrimos que tal lacuna na educação pode ser algo entre linguagem e matemática juntos. Algo que pode-se aprender apenas se formos à escola de arte ou design.
Pensamento visual
O pensamento visual ajuda a organizar os pensamentos e melhorar a capacidade de pensar e se comunicar. Também é uma ótima maneira de transmitir informações complexas ou potencialmente confusas.
No pensamento visual, usamos ferramentas simples como - caneta e papel, post-its, eventualmente software - para externar processos de pensamento interno, tornando-os mais claros, explícitos e aplicáveis.
O efeito de superioridade da imagem
O que torna o pensamento visual tão poderoso? Biologia.
De acordo com a teoria da codificação dupla de Allan Paivio, quando lemos o texto sozinho, lembramos cerca de 10% das informações três dias depois.
Adicione imagens relevantes ao texto e é provável que lembremos de 65% das informações três dias depois.
Por que aprender essa nova linguagem?
O psicólogo perceptivo Rudolf Arnheim cunhou a frase "pensamento visual" em 1969, afirmando que a arte é a maneira mais natural de entender o mundo.
Isso não quer dizer que o pensamento visual seja simplesmente ilustração. É mais do que isso. O pensamento visual é uma linguagem.
Como outras línguas, você precisa aprender os elementos (o alfabeto visual), as representações (palavras), os links e as estruturas (gramática) e as abordagens (estilo) para se tornar alfabetizado.
O domínio do pensamento visual deve vir naturalmente, mas é preciso prática, assim como as crianças precisam aprender e praticar o alfabeto, mesmo que já saibam falar.
Por quê? A prática constrói a memória muscular e liga as células do cérebro para conectar o que estamos fazendo com as mãos ao que estamos pensando.
Princípios do pensamento visual
O pensamento visual começa com o alfabeto visual, um conjunto de 12 símbolos usados por séculos, começando com desenhos em cavernas do período neolítico.
O alfabeto visual permite que você construa todas as letras do alfabeto, qualquer número ou símbolo matemático, tornando-o um conjunto de ferramentas tipo "blocos de Lego" para criar qualquer coisa com caneta e papel.
No alfabeto, você aprende palavras, gramática e estilo.
Uma habilidade poderosa
Com tanto para aprender sobre o pensamento visual, assumir essa "nova" linguagem pode parecer desafiador. No entanto, o pensamento visual é natural e fácil de aprender.
Quando usada de maneira eficaz, a linguagem visual transforma e descomplica informações complexas.
Depois de estudar o pensamento visual, você ficará surpreso com a forma como ele abre novas e interessantes maneiras de criar e se comunicar com o mundo.
Quer aprender mais?
Deseja saber mais sobre o pensamento visual? Posso te ajudar com este aprendizado.
Animado para exercitar os músculos do pensamento visual?
No formato palestra, ou no formato workshop para grupos e empresas.
Organize uma palestra por vídeo ou presencial, ou workshop de Pensamento Visual em que você e sua equipe possam desenvolver estas importantes habilidades estratégicas.
Você pode solicitar uma proposta para capacitar, executivos e estrategistas para criar mais robustez e agilidade para sua empresa.
Conte comigo.
Mauro Sarmento
Comments